O educador, escritor, teólogo, poeta, psicanalista e professor, Rubem Alves, faleceu no dia 19 de Julho de 2014 e não podíamos deixar de falar deste grande escritor que marcou a vida de muitas pessoas!
Com mais de 160 obras publicadas nos mais variados estilos, desde os títulos voltados para o conhecimento e a literatura (da crônica à poesia), o autor teve grande importância para a literatura nacional e internacional, uma vez que suas obras foram traduzidas para mais de dez idiomas!
O velório do grande Rubem Alves aconteceu no Plenário da Câmara Municipal de Campinas, desde as 20h do sábado até as 12h do domingo. Após o velório, seu corpo foi direcionado para o "Crematório Metropolitano Primaveras" em Guarulhos na Grande São Paulo, sendo que a cremação foi fechada ao público. Rubem Alves tinha 80 anos, a causa de sua morte foi a falência múltipla dos órgãos.
Com uma vida pra lá de poética, sua vontade foi atendida e após ser cremado, suas cinzas foram jogadas embaixo de um ipê amarelo, além disso, sem orações ou discursos, seus poetas preferidos, como Cecília Meireles e Fernando Pessoa, tudo aconteceu tal como pediu!
Algumas personalidades, através de redes sociais comentaram e lamentaram a morte do autor!
Padre Fábio de Melo:.
Partiu Rubem Alves. Ao morrer mais um dos grandes, cresce nossa orfandade.
Dilma Roussef:.
LUTO NA LITERATURA. O Brasil perdeu, na manhã de hoje (19), o escritor e educador Rubem Alves, de 80 anos. Um dos intelectuais mais respeitados do Brasil.
Marta Suplicy (Ministra da Cultura):.
Rubem Alves era um encantador. Em seu texto Sobre a Morte e o Morrer disse que "permanecemos humanos enquanto existe em nós a esperança da beleza e da alegria". Foi esta esperança que ele buscou despertar em cada um que tinha contato com sua pessoa e seu pensamento. Rubem lidou com as palavras com raro talento, acrescentou poesia para cada tema que tratou. Buscou em diferentes disciplinas (teologia, psicologia, sociologia, filosofia) uma maneira de ler o Mundo e compartilhá-lo com todos através da Educação. Sua vocação era cultivar um futuro melhor. O mundo perde um pensador indispensável.
Além destes, Alberto Pinto Coelho (Governador de Minas Gerais, Cristovam Buarque (Político), Eduardo Campos (Político), Alexandre Padilha (Política), Ricardo Gondim (Teólogo), Sonia Abrão (Apresentadora de TV) e várias outras personalidades comentaram e lamentaram a morte do autor!
A saudade é a nossa alma dizendo para onde ela quer voltar. _ Rubem Alves