Sinopse:
Desde pequena, o sonho de Dominika Egorova era fazer parte do Bolshoi, o balé mais importante da Rússia. Após ser vítima de uma sabotagem, porém, ela vê sua promissora carreira se encerrar de forma abrupta. Logo em seguida, mais um golpe: a morte inesperada do pai, seu melhor amigo. Desnorteada, Dominika cede à pressão do tio, vice-diretor do serviço secreto da Rússia, o SVR, e entra para a organização. Pouco tempo depois, é mandada à Escola de Pardais, um instituto onde homens e mulheres aprendem técnicas de sedução para fins de espionagem. Em seus primeiros meses como pardal, ela recebe uma importante missão: conquistar o americano Nathaniel Nash, um jovem agente da CIA, responsável por um dos mais influentes informantes russos que a agência já teve. O objetivo é fazê-lo revelar a identidade do traidor, que pertence ao alto escalão do SVR. Logo Dominika e Nate entram num duelo de inteligência e táticas operacionais, apimentado pela atração irresistível que sentem um pelo outro.
ISBN: 9788580412758
Editora: Arqueiro
Ano de Lançamento: 2014
Número de Páginas: 432
A leitura desse livro foi bastante difícil pra mim porque eu nunca antes havia me interessado por absolutamente nada relacionado à Rússia. Assim, a atenção exigida quando se trata de detalhes, inclusive históricos, foi bem maior, tornando o ritmo um pouco lento - ele só engrenou mesmo por volta do terceiro capítulo, por isso, não desista logo de primeira. Muita gente classifica o gênero desse livro como policial, mas eu vou um bocado mais além e diria que se encaixa mais como espionagem!
A história é bem construída e prende o leitor, porém não achei a escrita tão envolvente. Mas as amarras da narrativa são tão boas, que você segue em frente por pura curiosidade. Eu particularmente gosto muito de seriados que envolvem agentes secretos, então ao ver isso em um livro não foi tão difícil persistir.
Quanto aos personagens, fiquei um pouco irritada com Dominika. Sua personalidade é bem forte e ela tende a ter momentos bastante violentos também. Muitas vezes é quase instável. Porém, isso acaba sendo um contraste interessante quando se trata de seu par, Nathaniel Nash (que vi facilmente interpretado no cinema por Humphrey Bogart, hahaha), super paciente, determinado e inteligentíssimo. Esse acaba sendo um equilíbrio crucial na relação entre os dois protagonistas. E, nas cenas em que agem juntos, dá até vontade de ser um espião também!
Suspense, realidade, criatividade e romance são as principais vertentes da história. O livro é um ótimo passatempo enquanto você espera aquele volume da sua série favorita que está demorando a sair ou se quiser preencher um domingo à toa. ;)