A coleção "As Grandes Ideias de Todos os Tempos" da Editora Globo está cada vez mais surpreendente! A cada livro, um assunto, passando por Psicologia, Filosofia, Economia, Política e agora, Religiões. Esse é um assunto sem limites e envolve todo o mundo, uma vez que a história do mundo tem um vínculo extremamente forte com a religião, seja ela qual for.
O livro conta com 9 colaboradores:
• Shulamit Ambalu, uma rabina que estudou na Leo Baeck College em Londres e lá foi ordenada em 2004, lecionando literatura rabínica atualmente.
• Michael Coogan, estudioso bíblico dos Estados Unidos, diretor de publicações do Harvard Simitic Museum e professor assistente de Antigo Testamento/Bíblia hebraica na Harvard Divinity School.
• Eve Levavi Feinstein, doutora, escritora e tutora em Palo Alto, Califórnia, Ph.D em Bíblia hebraica pela Harvard University.
• Paul Freedman, rabino, estudou física na Bristol University e pedagogia em Cambridge, mestre em estudos hebraicos, atualmente atua como professor.
• Neil Philip, doutor, estou nas universidades de Oxford e Londes, escreveu diversos livros sobre mitologia e folclore, atualmente trabalha como escritor e professor autônomo.
• Andrew Stobart, doutor, ministro metodista, fez doutorado em teologia cristã.
• Mel Thompson, Ph.D, escreve sobre filosofia, religião e ética. Tem um blog sobre questões de crenças religiosas e administra um site sobre filosofia e ética.
• Charles Tieszen, doutor, concentra-se nos estudos a respeito de encontros medievais entre muçulmanos e cristãos. Trabalha como pesquisador e professor assistente na área de estudos islâmicos.
• Marcus Weeks, escritor e músico, estudou filosofia e trabalhou como professor antes de se dedicar para a carreira de escritor.
Com um livro com colaboradores como estes, sequer é preciso falar sobre o quão rico de conteúdo ele é. Sua dinâmica é bem trabalhada e sua organização surpreende. A coleção toda nos lembra as antigas "barsas" que usávamos para estudar seja lá qual fosse o assunto! No nosso caso, nos deparamos com um livro bem estruturado e chamativo para o estudo do que queremos aprender, porém, o ponto forte é a conexão que uma religião faz com a outra. E mesmo quando não percebemos tal conexão, o próprio livro nos indica que em determinada religião, aquilo também era usado e funcionava, porém, com dogmas e rituais diferentes, se fosse o caso.
Desde as crenças primitivas até as religiões modernas (a partir do século XV), nós entendemos e aprendemos como a religião evoluiu em cada parte do mundo com diagramas, gráficos, ilustrações e pontos de partida que nos colocam entre o povo que segue determinada religião e/ou os fundadores delas.