Sinopse Oficial
Sou um grande suspeito em relação a livros onde a penumbra da depressão e da obscuridade de personalidade toma minha leitura. Tanto que um dos meus livros preferidos é "Os Sofrimentos do Jovem Werther", mas calma, não tem nada a ver com esse título. Talvez só a intensidade em que a escritora impõe em suas palavras para nos entregar um livro completamente envolvente!
'Nadando de volta para casa', da britânica Deborah Levy, é um romance sobre relacionamentos frágeis, segredos de família e o poder do não dito. Com uma trama elíptica e perturbadora, o livro relata o que seria a idílica viagem de um poeta britânico à Riviera Francesa, com amigos e família, até uma jovem aparecer nua, na piscina da casa. Enigmática, Kitty Finch persegue Joe, seu autor favorito, com a intenção de lhe entregar um poema, e toda a narrativa gira em torno do tenso momento em que o escritor expõe sua opinião sobre a obra da jovem, levando a história a um desfecho surpreendente.
Autor: Deborah Levy
Tradução: Léa Viveiros De Castro
Preço: R$ 24,50 160 pp. | 14x21 cm
ISBN: 978-85-325-2922-0
Assuntos: ficção – romance/novela
Tradução: Léa Viveiros De Castro
Preço: R$ 24,50 160 pp. | 14x21 cm
ISBN: 978-85-325-2922-0
Assuntos: ficção – romance/novela
Me perguntei e demorei um pouco começar a resenhar "Nadando de Volta Para Casa" pois eu não sabia como me expressar em relação ao livro. Ainda não sei.
Está sempre chovendo, se você está triste!
O livro me ganhou no primeiro capítulo, e como se trata de um livro pequeno, não precisei de me sentar duas vezes para devora-lo! Pra deixar vocês com uma amostrinha do que lhes espera, vou transcrever aqui todo o (pequeno) primeiro capítulo
Quando Kitty Finch tirou a mão do volante e lhe disse que o amava, ele não soube mais se ela o estava ameaçando ou conversando com ele. O vestido de seda escorregava dos ombros conforme ela se inclinava sobre o volante. Um coelho atravessou a estrada e o carro deu uma guinada.
Eis que logo nesse parágrafo já temos uma noção do que Deborah Levy, nos prepara para o desenvolver da história! Conhecemos de cara a personagem Kitty Finch, esta que é um mar de emoções o tempo todo. O poeta Joe Jacobs está com sua família e amigos passando férias na Riviera Francesa e acaba se encontrando com Kitty de uma forma bem inusitada, uma vez que ela está em sua piscina da casa de férias da qual estava alugada para ele. Depois de uma explicação breve, demonstrando sua confusão com a data de locação, chegando mais cedo ao lugar, a esposa de Joe acaba convidando a estranha para continuar ali com eles durante as férias. Assustador, eu acho.
Já ouviram falar na expressão "stalker" certo? Inclusive muitos de nós aportuguesamos o termo e acabamos adaptando a palavra pro nosso contexto. Pois bem, Kitty é uma stalker (uma "perseguidora") de primeira e sem muitas delongas revela ao poeta de que na verdade ela está ali justamente por ele ser um poeta tão aclamado e que gostaria que ele pudesse ler um poema escrito por ela.
Tudo até agora já não é o suficiente para que Kitty fosse expulsa da casa? Sim, porém, a autora nos contraria e deixa a personagem ali, demonstrando uma apatia incrível em relação a todas as pessoas que estão hospedadas na casa afim de curtirem suas férias.
A leitura se torna intrigante quando percebemos que Kitty realmente está confortável com todas as situações pra lá de embaraçosas que ela causa no ambiente, e sempre certa de que seus objetivos são mais importantes do que quaisquer outras coisas! O melhor se reserva ao final de tudo, onde a surpresa pro leitor acontece, o que esperávamos, é contrariado e de uma forma extremamente positiva!