Contém Spoiler
Seja especialistas ou apenas fãs de cinema muitos criticaram negativamente o roteiro do último lançamento da Disney Malévola.
Tendo Bela Adormecida como meu conto de fadas favorito, obviamente, a expectativa criada foi maior, principalmente, por Angelina Jolie ter sido escalada como Malévola. E não fiquei nada desapontada, uma edição gráfica impecável e ótimas atuações. O que não me agradou muito foi algumas partes da trilha instrumental, que creio não ter casado com as cenas.
Mas o que trago nessa coluna é a analise do roteiro, que achei muito bom e até agora estou esperando aparecer algo que explique o por que de tanta critica em torno dele.
Depois de tanto tempo sem assistir Bela Adormecida peguei meu DVD e decidi assisti-lo, e eis a grande descoberta. Robert Stromberg, diretor de Malévola, usou o roteiro do conto de Aurora como base e transformou a história.
E por que isso é tão grandioso? É um risco, você deve ser muito minucioso ao trabalhar com um clássico de tantos anos, ao mesmo tempo que deve-se tomar cuidado para não desagradar os já fãs e mudar certas coisas para trazer o público que não gosta da história tradicional. Parece, para muitos, que coisas do conto foram deixado de lado, mas não foram apenas adaptados.
Isso não é uma novidade para as adaptações que a Disney vem fazendo de seus contos de fadas. Contudo, nenhuma utilizou de tanta maestria como Malévola.
Separei alguns detalhes que foram adaptados, que podem ter passado despercebidos na analise do roteiro de alguns:
- Muralha de espinhos
Em Bela Adormecida a muralha de espinhos é utilizado por Malévola, mas com intensão de conter Príncipe Phillip que estava tentando despertar Aurora. Enquanto em Malévola a muralha é construída pela mesma para deter o Rei Stefan. E depois o mesmo artificio é utilizado pelo Rei para não permitir que Malévola entre no castelo.
- Como Aurora acaba sozinha no quarto
No caso do conto "original", Aurora descobre que é princesa e não poderá se encontrar com o Phillip (que ela ainda não sabe que ele é o Príncipe). Então ao chegar com a três fadas no quarto começa a chorar, as fadinhas querendo deixa-la um pouco em paz saem do quarto, é quando Malévola entra e poem em prática a maldição.
Já na versão atual, Aurora ao descobrir sobre a maldição, vai até Malévola atrás de consolo e acaba descobrindo que foi ela quem a colocou nessa situação, então Aurora corre para o castelo. Como ela foi um dia antes do esperado Rei Stefan ordena que ela seja presa em um quarto, assim deixando-a sozinha.
- Corvo
Em Malévola, o corvo tem nome e pode se transformar no que ela quiser. Ele será suas "asas" ou seja lhe manterá informada de tudo o que ocorre no reino. No desenho as coisas não são tão diferente. O corvo não é um homem e nem tem nome, mas ajuda Malévola a descobrir onde está Aurora, sendo assim também suas "asas". Uma das coisas que mais gostei de tudo, eles conseguiram manter o dever do animal com Malévola e não tiraram sua lealdade com a bruxa/fada.
- Dragão
O corvo se transforma em um dragão a pedido de Malévola, para tentar salva-la da armadilha criada por Stefan. Já no conto dos anos 50, quem se converte em dragão é Malévola tentando criar um último obstáculo para Phillip chegar até Aurora.
Aqui eles mantém um dos momentos marcantes de Bela Adormecida que a criação do dragão, mas de formas e com intenções diferentes.
- Personagens e Criaturas
No filme, não há a coruja que se veste com a capa de Phillip nem outros animais, assim como não tem as criaturas grotescas de Malévola. Mas foram "criadas" outras dessas criaturas - agora de forma mais agradável visualmente - para substituir os dois. As figuras do reino de Moors, são os animais com quem Aurora brinca no conto Bela Adormecida, ao mesmo tempo que são as criaturas fieis de Malévola. Essa foi uma das jogadas que mais me agradou. No desenho as criatura feias, são ao mesmo tempo leais a ela, mas a temem. Já na adaptação são dois estágios, no inicio, quando eles são leais com ela assim como são com todos no reino de Moors. Já dá metade em diante, quando Malévola se torna a pessoa má, eles passam a teme-la e continuam leais mas por obrigação.
- Beijo do amor verdadeiro
O clímax da história, a jogada de mestre do filme. Enquanto em Bela Adormecida quem acorda a princesa é Phillip, mantendo a tradição de príncipes salvando suas princesas. Em Malévola a história tenta trazer outra mensagem, quando a fada lança seu feitiço, ela não diz como todas as letras "um homem deve lhe dar um beijo de amor eterno". Então a partir dai o significado de amor eterno passa a ser amplo. Quem desperta Aurora com seu amor é Malévola.
Uma jogada e tanta, com um grande significa.
Existem outras adaptações que podem ser vistas entre o desenho e o filme, mas acredito que esses foram os pontos que marcaram.