Slider[Style1]

Style2

Style3[OneLeft]

Style3[OneRight]

Style4

Style5

Style6[OneLeft]

Style7[OneRight]





ISBN: 9788501094414
Autor: Sophia Lowell
Nº de Páginas: 222
Editora: Galera Record
Ano de Lançamento: 2011


"Para toda grande performance um dia houve um ensaio." 


Sinopse: Uma oportunidade única para conhecer os bastidores do colégio McKinley - antes mesmo de o New Directions existir aos olhos do Sr. Schuester e descobrir tudo sobre os principais personagens da série Glee. Quando Rachel viu Finn com outros olhos pela primeira vez? Como Quinn e Puck começaram seu romance secreto? Quando Mercedes começou a confundir os conceitos de amigo gay e namorado? E como será que o então amador clube do coral sobrevivia sem um líder destemido? Dica: não era exatamente um sucesso. O livro é baseado na série de TV da Fox criada por Ryan Murphy, Brad Falchuk e Ian Brennan. A série é sucesso desde sua primeira temporada e teve 19 indicações ao prêmio Emmy e 11 Golden Globes.

Bem, li esse livro mais de três vezes, porém resolvi que era a hora dele ser mostrado e comentado da forma que realmente merece e deve. Tentarei não falar como um Gleek, entretanto como crítico literário. O livro se ambienta antes do conhecido New Directions ser criado. Se os alunos já sofriam discriminação por ser de um clube praticamente invisível, quem dirá apenas como indivíduos comuns nos corredores? A visão que temos inicialmente na obra é que sempre existiu uma hierarquia pré - estabelecida no colégio(Na série também vemos, no entanto, o livro exibe de uma forma mais concreta), e esta hierarquia de certa forma rege os moldes da construção de convivência no William Mckinley. Se há uma coisa que este livro passa bastante para além das muitas gargalhadas, é a sensação de nostalgia contida no mesmo.

Glee sempre se tratou do grito dos excluídos, exaltando a música como uma forma a qual os alunos marginalizados tinham para escapar da dura realidade escolar. O livro nos mostra muitos fatos importantes nunca exibidos na série. Creio que posso destacar os mais chamativos. Todo mundo sempre quis saber como de fato a Quinn engravidou do Puck, ou talvez como Finn e Rachel realmente se conheceram. Estas são passagens bastante descritas no livro(Calma, a Quinn não protagoniza um 50 tons de Cinza). Quando digo descritas, quero dizer que são trechos aos quais temos uma linguagem de fácil compreensão, entretanto trabalhada. Glee: O Início é marcado por uma série de acontecimentos que se desenvolvem rapidamente, como por exemplo, a forma com a qual Rachel Berry vem a integrar o Glee Club. Talvez o trecho mais bonito contido no livro é num momento em que as Líderes de Torcida desdenham de Rachel, e Kurt aparece e por mais estigmatizado que também seja, dá uma bela lição nelas em prol de defender a honra da futura parceira/amiga de coral.

É incrível como deixamos a perspectiva musical de lado por um momento, e as histórias passam a ser mais importantes. Como dito anteriormente, temos um enfoque maior em fatos não contados pela série, daí o título "O ínicio". Justamente partindo desta questão de abordagem máxima nas histórias, é apresentado ao leitor vários "plots" que não tem tanto destaque na série, como o de Tina. Na obra vemos como ela realmente é, tendo várias partes com enfoque na mesma(Que merecia muito na série, porém sempre foi escanteada), e são partes interessantes e que desencadeiam vários acontecimentos que acarretar no ponto de culminância do livro. A história gira muito em torno do Baile que ocorrerá, isso faz com que grande parte das tramas se liguem a tal acontecimento de algum jeito.

O mais engraçado em todo livro é que de fato, o mesmo termina no momento em que a série começa. Ao ver a proposta do livro anos atrás, logo me interessei. Entretanto não achei que me apegaria tanto a um livro da forma com o fiz com este, que além do Início, conta com mais dois volumes ainda não lançados em Português.  Sem falar que seria realmente um sonho ver a a performance improvisada que Rachel, Kurt, Tina, Mercedes e Artie fazem de Just Dance da Lady GaGa, na série. Acreditem, é fascinante apenas lendo. É um livro para o qual eu daria quatro estrelas, se assim fosse necessário julgar. Por que? É muito breve, poderia muito bem ter mais fatos, que é bem provável terem ocorrido em diversos momentos. Todavia poderemos ver alguns desses "Momentos" nos próximos volumes, caso estes sejam trazidos ao Brasil. É apenas esperar.





Colunista Unknown

«
Next
Postagem mais recente
»
Previous
Postagem mais antiga

Nenhum comentário:

Post a Comment


Top