Você realmente acha que ler livros virou modinha? Se sim, você acha que isso é algo bom ou ruim? Particularmente, eu acho que se ler virou algo que agora está em pauta, significa que as pessoas estão cada vez mais intelectuais, estão cada vez mais entrando no mundo da imaginação, e estão cada vez mais com uma linguagem mais formal, até.
Com certeza, há pessoas que ficam questionando o porquê de livros como "A Culpa é das Estrelas" fazerem tanto sucesso. A resposta é simples, a ortografia é fácil, é simples, o livro é curto, não há muitas palavras difíceis, por isso a maioria da população prefere ler livros desse tipo à livros mais complexos, como "Moby Dick", por exemplo, onde a literatura é mais profunda, com palavras mais difíceis e com o número de páginas muito grandes.
Com certeza, também há pessoas que compram livros populares entre os verdadeiros leitores para falarem que são intelectuais, aqueles que colocam o livro abaixo do sovaco para mostrar que está lendo mas nem sequer abriu o livro. É super simples de identificá-los, apenas peça um spoiler da estória que a pessoa está lendo, ou pergunta sobre outros livros que essa pessoa leu, e peça pra falar um pouco sobre ele. Com certeza, essa pessoa irá gaguejar ou irá ficar sem palavras.
Então, para finalizar esse post, para mim, ler NÃO virou modinha, o que virou modinha é o ato de dizer que tudo virou modinha, e se porque virou "modinha" é porque fez sucesso e as pessoas estão gostando. E quando dizerem que ler virou modinha, responda dizendo que é melhor que vire modinha a ter pessoas com mentes fechadas. Espero que esse título de "modinha" suma e se transforme em costume, cultura, ou algo do tipo.