Slider[Style1]

Style2

Style3[OneLeft]

Style3[OneRight]

Style4

Style5

Style6[OneLeft]

Style7[OneRight]





Contém spoilers do livro!

Divergente é baseado na obra distópica de Veronica Roth. O filme tem estréia marcada, no Brasil, nesta quinta-feira (17). No Estados Unidos a adaptação estreou em 1° lugar nas bilheterias e já garantiu sua continuidade. Insurgente começa a ser gravado no final de Maio.


PRÉ-ESTREIA 
    Foram realizadas duas pré-estreias aqui em Curitiba, e pude estar presente nas duas, então obtive uma maior percepção do filme. Em relação a reação dos fãs, não podia ter esperado menos, na primeira sessão feita na segunda-feira (14), era impossível entender o filme, gritaria total. Nem em pré-estreias de Harry Potter ou Jogos Vorazes o povo estava tão alucinado.Talvez isso tenha ocorrido por conta da longa espera pelo filme, além de que o fandom dos Initiates pode ser considerada um dos maiores fandoms antes de ocorrer alguma adaptação. Na segunda sessão foi pedido silencio absoluta (o que não foi possível né). Contudo nem se compara a gritaria do dia anterior, o que facilitou muito mais a minha compreensão do filme.


FILME




   Não foi fiel. Reli o livro dois dias antes, então todos os acontecimentos estavam frescos na minha mente. Vi muitos fãs que estavam tão afobados com o filme que acabaram dizendo bobagens como "essa foi a adaptação mais fiel que eu já vi". Está longe de ser fiel. Todavia, isso não fez o filme algo ruim, pelo contrário, Neil Burger conseguiu deixar a essência do livro intacta.

   O filme começa já dando o ar de que muitas coisas foram mudadas. Foi necessário dar um início diferente para poder situar aqueles que não leram o livro, do que seriam essas tais facções, intituladas de Audácia, Erudição, Franqueza, Amizade e Abnegação.
   O enredo é bem direto, os novos acontecimentos não dão um minuto de descanso - se você é daquelas pessoas que vai ao banheiro no meio do filme, vai ter que se segurar. Contudo, não espere encontrar toda a violência e ação que há no livro. Elas existem? Sim, mas sem exageros. 
   Muitos personagens, queridos, estão ausentes do filme, mas não de forma direta. Uriah é um deles, o mais amado pode-se dizer. Ele está no filme, mas não é chamado pelo nome em momento algum. Todavia, o ator - que tem as características físicas do personagem - está em todas as cenas em que o Uriah aparece durante o livro, sim ele chama a Tris para a tirolesa. Além de outros como Lynn (que eu identifiquei como sendo uma menina nascida da audácia que tinha o cabelo curto e raspado em um dos lados -como no livro-) e Edward.
   O romance foi bem administrado, no livro temos bem mais Fourtris do que no filme. Isso agradou a muitos que não curtem romance, mas desapontou que era fã do casal. 
   Parece que eu achei perfeito o filme, mas não é bem assim. Teve muitas coisas que faltaram e que para mim eram de estrema importância. Além, de não termos conhecido completamente os personagens - o tão profundo que eles são - é um filme e vai ser superficial querendo ou não. Contudo, achei que passou muito batido os personagens secundários.



ELENCO



Estou convencida de que as escolhas não poderiam ter sido melhores!! 
 Todos eles se encaixaram perfeitamente em seus personagens, principalmente o Theos James e a Shailene, a dupla de protagonistas tem uma química incrível, além de passar EXATAMENTE o que os personagens Tris e Four querem transmitir nos livros. É incrível, por mais que eu fosse uma defensora do Theo James como Four, não tinha imaginado que ele se encaixaria tão bem no papel. Uma pessoa que me surpreendeu muito foi a Ashley Judd como Natalie Prior (mãe da Tris). Sem exageros cheguei a chorar de tão perfeita que ela ficou. Eu estava com receio da Kate Winslet, pois a critica estava metralhando ela, na minha pobre visão de atuação, eu acho que ela fez o que era necessário. Agiu com frieza e superioridade que a Jeanine tem. Entretanto, não foi uma atuação que merece tanto destaque como as outras que ela já fez.
 Os demais fizeram um ótimo trabalho, destaque para Milles, Jai e Zoë.


TÉCNICA 

    A trilha sonora é constante no filme inteiro e acho que deu uma mágica para ele. Apesar que em algumas cenas, acredito que se a deixa-se crua (sem trilha ou som ambiente) teria sido mais emocionante. Em relação aos efeitos especiais, que era o que eu mais temia, achei que ficou na medida certa para dar aquele ar futurístico (tinha medo que ficasse tipo Oz - Mágico e Poderoso). A roda-gigante é a mesma que a do livro então está IGUAL e perfeita. Já o complexo da Audácia e o Abismo ficaram meio sem graça, não era o que muitos imaginaram, mas dá para engolir.
    Senti falta da maquiagem, eles estavam limpinhos demais durante as lutas. Sem cortes profundos ou roxos. Ai foi o ato mais falho do filme, ao meu ver!

CONSIDERADÕES FINAIS 



    Eu amei o filme, o fato de eu criticar muitas coisas é por que eu sou daquelas fãs que cobram o que pode ter de melhor! E depois de dois anos de espera, eu não queria nada abaixo do perfeito. Obvio que não tive esse resultado, mas posso afirmar que fiquei sem palavras. Quando você vê aquela história que você tanto venera e ama em uma tela de cinema, é impossível segurar a emoção. Só que tive a sensação que talvez tenha faltado algo a mais para chamar a  atenção daqueles que ainda não leram o livro. Contudo, sinto que o filme vai agradar muito os fãs. Eu, com toda a certeza, vou voltar ao cinema pelo menos mais 10 vezes, além de comprar o filme e assisti-lo até que Insurgente lance, daqui exatos 337 dias <4

Colunista Unknown

«
Next
Postagem mais recente
»
Previous
Postagem mais antiga

Nenhum comentário:

Post a Comment


Top