Slider[Style1]

Style2

Style3[OneLeft]

Style3[OneRight]

Style4

Style5

Style6[OneLeft]

Style7[OneRight]



Começamos a lê muitas das vezes por pressão dos professores, isso já no ensino fundamental, para fazer trabalhos e avaliações sobre os mesmo. Quase sempre esses livros são de literatura brasileira, acompanhando a matéria dada na escola, sendo para o aluno ter um melhor conhecimento desta última.

Autores brasileiros, os conceituados autores, costumam ter uma mesma característica, de uma vasta descrição do cenário, e em alguns caso pode levar algumas páginas ou até um capítulo inteiro. Acredito que outro motivo que leva ao desinteresse a esse tipo de leitura. 

Nos dias atuais, onde as trilogia, os livros de fantasia predomina o cenário mundial, a linguagem muita das vezes metafóricas de autores do nosso país são deixados de lado, apenas contemplados por obrigação, isto é, para fins educativos. 

Literatura estrangeira são boas? Sim, são ótimas, autores famosos e talentosos são o que não falta no mundo a fora. Contudo, acredito que devemos também contemplar o que é nosso, os livros de nossa terra muita das vezes retrata problemas da sociedade. Aqueles escritos a um século atrás que ainda podem ser refletidos nos dias atuais.

A linguagem é um pouco mais complexo, mas podemos ganhar um vasto vocabulário, procurar o significado da palavra difícil, quase em desuso, e guardar-la para usar no momento adequado e sentir o integrante da Academia Brasileira de Letras. 


Um grande defeito meu foi ter começado a ter o hábito de leitura muito tarde, mas indico alguns livros brasileiros:

Gabriela, cravo e canela - Jorge Amado
Dom Casmurro - Machado de Assis
Primo Basílio - Eça de Queiroz
Clarisse Lispector - Hora da Estrela
Senhora - José de Alencar

Um site colocou os 100 livros essenciais da literatura brasileira, vale a pena dar uma olhada (link).

Inclusive um detalhe muito bom é que os livros em questão são os mais baratos, já comprei de 9,90 um novinho, uau.


Colunista Unknown

«
Next
Postagem mais recente
»
Previous
Postagem mais antiga

Nenhum comentário:

Post a Comment


Top