Slider[Style1]

Style2

Style3[OneLeft]

Style3[OneRight]

Style4

Style5

Style6[OneLeft]

Style7[OneRight]


J.K Rowling, só de ouvir/ler esse nome vem a nomeada saga "Harry Potter" em sua mente não é ? Acontece, meus caros leitores, que J.K Rowling provou que seu talento vai além de escrever livros apenas voltados para o público jovem ou voltados para o mundo do nosso famoso bruxo após escrever "Morte Súbita".
Você pode estar se perguntando se "Morte Súbita" tem alguma coisa relacionada a Harry Potter ou algo do tipo, então vou logo responder 2 perguntas cujo a resposta você precisa saber antes de começar a sua leitura:


                 1- Não gosto tanto de Harry Potter, devo começar a ler "Morte Súbita" ?

Essa é uma pergunta que agente sempre encontra por ai, tudo bem que "Harry Potter" é uma boa saga mais também o livro não agrada todo mundo. Conheço inúmeras pessoas com um pé atrás na hora de começar a ler Morte Súbita por isso, então ai vai a minha explicação: A única semelhança entre "Harry Potter" e "Morte Súbita" é o nome da autora e a forma na qual ela narra a história.


              2- Se a história é voltada para o público adulto é recomendável que eu leia ?

Depende bastante até onde vai o seu nível de maturidade, não que eu seja maduro ou adulto, é que a história não é aquela coisa agradável e satisfatória de se ler.Ela mexe com você e ao mesmo tempo que você sente vontade de deixar o livro de lado e parar de ler, você sente a vontade de devorar as paginas o mais rápido possível.

                     

ENREDO:

A história se passa em um pequeno vilarejo chamado Pagford, que tem suas decisões políticas tomadas por um conselho distrital formado por 12 membros. Fields, um bairro de periferia habitado por pessoas simples e cheias de problemas financeiros, vira um dos grandes conflitos para o conselho, que é decidir se o bairro deve ou não continuar a fazer parte de Pagford. Toda a briga começa quando um grupo de pessoas desse conselho distrital defendem a tese de que Fields deve permanecer nas propriedades de Pagford, e um grupo vai conta essa tese e é a favor de que Fields comece a fazer parte da cidade vizinha, considerada um pouco maior; Yarvil.
Dentro da história estão presentes 7 famílias, também considerada como núcleos, que faz com que a história pareça uma novela, digamos assim.Então, para que fique mais fácil de entender um pouco de cada personagem separamos os 7 núcleos. Confira:

1- Família Fairbrother 

A família Fairbrother é uma das mais importantes, é a que vai começar a história e que terá seu início marcada pela morte de Barry Fairbrother. "Minha nossa você acabou de me dar spoiler!", não minha gente, isso NÃO É um spoiler, fiquem calmos.  A família é composta por quatro crianças, ambas irrelevantes na história pelo fato de aparecer poucas vezes e por Mary Faibrother, que também não aparece muitas vezes. O personagem que marca a família é Barry que mesmo morto, como disse anteriormente, está presente em todos os capítulos, seja os personagens falando mal dele ou o apoiando. 
Você deve estar se perguntando qual o fato dele ser tão importante assim não é ? Acontece que Barry Fairbrother nasceu em Fields e de alguma forma conseguiu da uma volta na vida e adquiriu um cargo importante no conselho. Logo Barry defendia que se ele, um habitante de Fields desde que nascera, havia dado a volta na vida, porquê as outras pessoas do bairro não poderiam dar a volta e se tornarem bem de vida como ele ? E era esse argumento que ele usava para defender que Fields não devia deixar de se tonar propriedade de Pagford para se tornar propriedade de Yarvil.

2- Família Weendon 


Krystal Weendon é uma garota de 16 anos e é considerada uma menina problema. Filha de uma prostituta, drogada e que cresceu vendo sua mãe indo para clínica de reabilitação com tentativas frustradas de largar o vício. Krystal não tem nem ideia de quem seja seu pai assim como não tem ideia de quem seja o pai do seu meio-irmão, uma criança que precisa de cuidados. 
A partir de Krystal e de seus vizinhos presentes em alguns momentos na história que temos uma noção do estado em que se encontra o bairro Fields.


3- Família Wall

A família Wall é composta por Stuart, mais conhecido como "Bola", que é um dos garotos mais descolados da escola. Bola é filho de Colin, o diretor do colégio (também conhecido por pombinho) e de Tessa, que também trabalha no colégio local como conselheira. Vale lembrar que Bola também tem 16 anos.


4- Família Price

O personagem principal dessa família é Andrew Price que, por sua vez, é melhor amigo de Bola. Andrew convive com seu pai Simon, que agride seus filhos (Andrew e seu irmão mais novo) e Ruth Price, uma enfermeira local. 


5- Família Jawanda 

A família é composta pela mãe o pai e mais três filhos e quem ganha mais destaque na história é a Parminder Jawanda, dona de casa, clínica geral de Pagford, um dos membros do conselho distrital de Pagford e a melhor amiga de Barry Fairbrother. 
Na família também temos a filha dela que se chama Sukhvinder, que começa a ter uma importância lá pelo meio livro. Sukhvinder é a adolescente da família, uma menina sem vaidade e que sobre de bullying, resultando em notas baixas da escola.


6- Família Mollison 

A família é dividida em duas, em uma parte da família se encontra Howard Mollison, um dos membros do conselho distrital de Pagford e um grande inimigo de Barry Fairbrother por ir contra a permanência de Fields em Pagford. Nessa família se encontra também a Shirley Mollison, uma mulher sem opinião própria que a vida se resume em fazer tudo que seu marido manda e que vive para falar mal da vida dos outros e de sua nora, tirando os elogios destinados ao seu filho, alegando que ele seja a melhor pessoa do mundo. 


7- Família Mollison 2

Nessa família se encontra Miles Mollison, filho de Shirley e Howard, um grande advogado da cidade. Miles é um típico filho fantoche, digamos assim, aquele filho perfeito que é a favor de tudo que seus pais fazem. Também nessa família temos Samantha, uma mulher frustrada que se casou ao ficar gravida na adolescência e que acha que levaria uma vida boa mais quando percebe está velha vivendo ao lado de pessoas que odeia.Os doi tem duas filhas que estudam em um colégio meio que interno, onde passam uma semana na escola e outra em casa.

Núcleo menor:

Existe também dois núcleos menores, que é da família de Kay, uma assistente social que veio de londres atrás de seu namorado Gavin, que por sua vez, era melhor amigo de Barry Fairbrother e que trabalha no mesmo escritório de advocacia de Miles Mollison. A filha de Kay, Gaia odeia o fato de ser obrigada a se mudar para Pagford e deixar seus amigos e seu namorado para trás. 


Apesar de ser uma história sobre política a história não é aquela coisa chata de se ler, é interessante pois você não tem um lado correto a ser seguido. Não tem aquela coisa de bem e mal, é realista, todos os personagens tem seus defeitos, todos os personagens são vilões e todos erram em um certo momento da história. Também retrata bastante a distância entre os adolescentes, em sua maioria, com seus pais. A falta de relacionamento entre pais e filhos é constante ao decorrer da história.
Além de tudo isso é abordado temas adultos, embora continue sendo um livro bastante interessante para nós, jovens, lermos. Além de tudo isso na história é presente  temas como prostituição, drogas, agressão física e verbal, distúrbios diversos e lida com um dos maiores problemas de uma cidade pequena que é a fofoca por trás da internet. Também é importante ressaltar que são no total, desde os personagens secundários, umas 25 pessoas na história, então acaba que você se identifica com alguns personagens, tornando a coisa ainda mais interessante.

Narrativa:

O livro é dividido em seis partes, e ouço muita gente falar que o livro é mais parado nos dois primeiros capítulos, acontece que no começo a leitura é mesmo um pouco lenta, é mais o fato de você estar conhecendo os personagens na história e entrando no universo que Pagford lhe oferece, mais não é ruim tão ruim assim. É que a leitura se torna bem mais satisfatória quando você já conhece todos os personagens e já sabe a personalidade deles etc. Também devemos entender que são 7 núcleos então você fica mesmo meio perdido no começo mais depois você começa a entender melhor tudo na história e identificar cada um presente no livro.


Aqui no Brasil quem publicou o livro foi a editora Nova Fronteira e o livro recebeu uma capa muito boa. Terminei o livro e ele permaneceu em perfeito estado, então é uma boa para quem gosta do livro sem a lombada toda estragada quando termina de ler. O livro tem cerca de 500 páginas e te deixa em uma enorme "resaca" após o término, querendo saber bem mais sobre esse novo universo criado por J.K Rowling.

Colunista Unknown

«
Next
Postagem mais recente
»
Previous
Postagem mais antiga

Nenhum comentário:

Post a Comment


Top