Slider[Style1]

Style2

Style3[OneLeft]

Style3[OneRight]

Style4

Style5

Style6[OneLeft]

Style7[OneRight]



ISBN:8501081302
Nº de páginas: 434
Editora: Record
Ano de Lançamento : 2008

                  De tempos em tempos as publicações literárias parecem assumir temas definidos e obrigatórios a todos os títulos, o que acaba dando a impressão que cada novo exemplar é apenas uma cópia com detalhes levemente alterados do anterior. E, quando se vive em uma dessas eras temáticas (como é o caso atual, com a supra-aproveitada distopia), o diferente é bom, e chama a atenção logo de cara. Eis aí o que acontece com Criança 44.
         
Romance de estreia do autor Tom Rob Smith, o livro consegue trazer o que se considerava perdido há muito tempo atrás: Suspense, inteligência e cultura. Tudo em um único pacote. Não é mesmo incrível?




                A história de Criança 44 se passa na antiga Rússia Stalinista, e nos apresenta de maneira ímpar a angústia, o medo e a insegurança que se vivia nessa época. A narrativa é tão convincente e bem feita, que os cenários parecem se formar automaticamente em sua mente, se mostrando uma realidade quase palpável. Liev, personagem principal da história, é um funcionário estatal que confia cegamente no Grande Líder, e não pensa duas vezes antes de prender, interrogar e torturar um possível culpado. O grande porém é que, em um lugar onde a palavra de ordem é “Confie desconfiando”, ninguém nunca é considerado inocente.  A mesa se inverte e Liev passa de algoz á vítima quando é encarregado de investigar a própria esposa, Raissa, sob acusação de espionagem.  Liev então se vê em um perigoso conflito: Denunciar sua amada esposa e condena-la a morte certa, ou declara-la inocente e arriscar sua reputação e o próprio pescoço.
                Junto com seu drama pessoal, Liev se depara com um possível serial killer que tem por vítimas crianças em vários lugares do país. Em um estado onde o assassinato é considerado erradicado e é um crime dizer o contrário, Liev contará apenas com a ajuda de sua esposa Raissa para investigar os crimes e encontrar o assassino.
                Criança 44 é o tipo de livro que você deixa de sair de casa para lê-lo. Ao pegar o livro em si, você já percebe que tem em mãos algo realmente bom: Não houve economia na edição, o que nos dá uma capa estampada por fora e por dentro e páginas de extrema qualidade. Não se precisa mais que um capítulo para se sentir completamente sugado pela história, e a medida que nos vemos mais e mais envolvidos, ansiamos pelo final que, devo dizer, não decepciona. Não foram poucas às vezes em que me peguei arrepiado e de boca aberta ao decorrer da leitura.
                O livro faz parte de uma trilogia, da qual ainda não li as duas outras partes (“O Discurso Secreto” e “Agente 06”), mas afirmo: Se seguirem a linha do primeiro, valerão tanto a pena quanto este. Apesar de pouco conhecido, Criança 44 já teve seus direitos autorais comprados e deve virar filme ainda em 2014, tendo confirmado grandes nomes no elenco como Tom Hardy e Noomi Rapace (Liev e Raíssa).
                Criança 44 surpreende por sua originalidade, e nos dá ânimo para acreditar que clássicos ainda são criados. Se você ainda não leu, corra, não vai se arrepender. E se já leu... bem... você sabe do que estou falando. 

Créditos: JJ

Colunista Unknown

«
Next
Postagem mais recente
»
Previous
Postagem mais antiga

Nenhum comentário:

Post a Comment


Top