Slider[Style1]

Style2

Style3[OneLeft]

Style3[OneRight]

Style4

Style5

Style6[OneLeft]

Style7[OneRight]




No último domingo (15) a animação da Disney Rei Leão completou 20 anos de história. No especial a seguir confira curiosidades e muito mais sobre um dos maiores marcos do cinema animado.

Contém spoilers


  • Rei Leão

O filme conta a história de Simba, um pequeno leãozinho que é filho de Mufasa, o Rei Leão, e da rainha Sarabi. O recém-nascido recebe a bênção do sábio mandril Rafiki mas, ao crescer, é envolvido nas artimanhas de seu tio Scar, o invejoso e maldoso irmão de Mufasa, que planeja livrar-se do sobrinho e assumir o trono. Quando Simba se vê injustamente acusado pela morte de Mufasa, sua única chance de salvar sua vida é se exilar das Terras do Reino. Ele encontra abrigo junto a outros dois excluídos da sociedade, umjavali chamado Pumba e um suricate chamado Timon, que lhe ensinam a filosofia do "Hakuna Matata" (sem preocupações). Anos depois, ao ser descoberto por Nala, sua amiga de infância, Simba tem que decidir se deve assumir suas responsabilidades como rei ou seguir com seu estilo de vida despreocupado.

  • Curiosidades
1. Rei Leão é considerado pelo público um clássico da animação. Estreou nos Estado Unidos dia 15 de Junho e aqui no Brasil em 8 de Julho. 

2. Contém a marca de terceira maior bilheteria da Disney, perdendo apenas para Toy Stoy 3 e Frozen, mas vale recordar que o filme foi lançado em uma época que o cinema não estava em alta e que os meios de divulgação eram poucos, por esse motivo pode ser considerado uma das maiores conquistas cinematográficas no ramo "Desenho". 

3. Em 2011 voltou a ser exibido no cinema em formato 3D, liderando durante duas semanas a bilheteria estadunidense e canadense. 

Cartaz promocional da reexibição

4. Em vendas, Rei Leão conquistou o marco de 4,5 milhões de cópias vendidas com o VHS (1995), o DVD que chegou em 2003 vendeu 2 milhões de cópias em sua estréia. Já o Blu-ray lançado em 2011 se mantém como um dos mais vendidos desde sua pré venda até hoje.

5. Com todo seu sucesso, adaptaram em diversos outros países a história para os quadrinhos. Na maioria delas Mufasa continua vivo.

6. Uma das cenas mais marcantes da animação é a morte de Mufasa. A cena leva menos de 3 minutos para acontecer, mas sua produção demorou cerca de 2 anos para ser realizada. 

Morte Mufasa

7. O filme é inspirado na peça teatral de Shakespeare, Hamlet, no filme da Disney Bambi, nas histórias de José e Moisés, da Biblia e na  história japonesa de Osamu Tezuka: Kimba, o Leão Branco.

8. Rei Leão é a 32° filme animado de longa-metragem da Walt Disney.

9. O desenho é uma das únicas produções da Disney que se passa no continente africano.

10. Mais de 800 artistas em três continentes trabalharam 3 anos para realizar o filme.

11.O sucesso do filme resultou em mais duas produções: Rei Leão 2 e Rei Leão 3.

12. A animação deu origem a um musical na Broadway em 1997.

Musical da Broadway

13. São mais de dezenas de prêmios ganhos. Sendo dois deles Oscar, três Globos de Ouro e dois BAFTA.

14. Foi anunciado esse ano (2014) que para a comemoração de 20 anos a Disney está em pré-produção de Rei Leão 4.



  • Trilha Sonora
                    

A trilha Sonora foi composta por nada mais nada menos que Hans Zimmer que até hoje recebe o título de "Rei das trilhas sonoras". Hans Zimmer é famoso por suas composições no universo africano, trabalhou também na trilha de Lágrimas do Sol, Batman, A Origem, Piratas do Caribe, Sherlock Holmes, Código da Vinci, 12 anos e escravidão, entre outros. Atualmente trabalhou na trilha do filme Divergente.

A trilha sonora de Rei Leão está na lista das trilhas mais vendidas de todos os tempos, só nos Estados Unidos foram vendidas mais de 10 milhões de cópias. 
A trilha estava indicada em 2 categorias do Oscar sendo que em uma delas estava concorrendo com três canções diferentes. Ganharam as duas categorias: Melhor Trilha Sonora e Canção Original com Can You Feel that Love Tonight. Nas mesma categorias ganhou o Globo de Ouro.

David Hudson ganhou um BAFTA como Melhor Edição de Som Ambiente. O filme também levou na mesma premiação como Melhor Trilha Sonora.
Boa parte da trilha é instrumental, todavia as que continham vozes foram traduzidas no Brasil mas não foram comercializadas, apenas a trilha original ficou a venda. 


  • Musical da Broadway
Cartaz do musical

Rei Leão foi adaptado no ano de 1997 para um musical da Broadway com o mesmo nome. O sucesso foi tão estrondoso que até hoje a peça está em cartaz e é uma das mais assistidas do mundo.

Musical da Broadway

No Brasil o musical chegou a São Paulo no inicio de 2013 era para ter ficado algumas semanas em cartaz, mas a procura foi tanta que está em sendo realizado o espetáculo até agora.


  • Minha experiência 
Não podia deixar minha visão de lado. Não vou analisar nada da técnica e sim minha experiência pessoal.
Eu tenho um amor inexplicável (ou talvez não) pelo continente africano, sua música, cultura e povo. Um dos meus maiores sonhos é fazer uma tour pelos 53 países de lá. E talvez todo esse amor tenha uma explicação sim!! O filme foi lançado no ano em que nasci, então desde bebé assisti Rei Leão, ainda tenho guardado o VHS, tirando Toy Stoy é meu desenho preferido. Até que um dia - alguns meses atrás - minha mãe veio me falar que antes mesmo de eu completar um ano, eu era simplesmente vidrada em Rei Leão. Ela disse que podia me largar no sofá que eu não desgrudava o olho do filme, nos momentos de mais cor e música eu pulava feito uma bolinha. E comecei a me questionar se esse amor pela África não veio do desenho, até por que uma das coisas que mais admiro de lá é sua natureza e suas cores.
Ou seja, de certa forma um desenho animado me influenciou nas escolhas e nos meus gostos de hoje. Eu não consigo ver esse desenho sem chorar de emoção, até mesmo nos momentos felizes dele.
Rei Leão não é apenas um desenho bem sucedido da Disney, mas um marco na minha vida e de muitas outras pessoas.

Colunista Unknown

«
Next
Postagem mais recente
»
Previous
Postagem mais antiga

Nenhum comentário:

Post a Comment


Top