Slider[Style1]

Style2

Style3[OneLeft]

Style3[OneRight]

Style4

Style5

Style6[OneLeft]

Style7[OneRight]



Atenção: SPOILERS! - você foi avisado.

- Este é um post que expressa unicamente a opinião da colunista e não representa o restante da equipe do site (bom, talvez represente alguns membros sim, hahaha).

Eu gosto da forma como os produtores e roteiristas da série fazem a adaptação, de modo geral. Porém, tem certos detalhes nessa temporada que me incomodaram. Por isso, pode soar um pouco rude, mas acredito que essa foi a pior temporada até agora. 

Brienne x Cão de Caça? Jojen morto? E o que foi essa história da Sansa? E o Bran ter chegado tão perto do Jon, na Muralha? Sem falar na contagem de tempo, que ficou completamente maluca. Tenho certeza de que muitos leitores dos livros compartilharam do meu sentimento de indignação com esses que, pra muita gente, são apenas detalhes. 

Dá pra entender que uma adaptação jamais será 100% fiel ao livro, mas daí a mudar completamente algumas vertentes da história são outros quinhentos. Muito me admira Martin aprovar isso tudo e deixar a HBO sapatear quando é óbvia a quantidade de telespectadores que também são leitores.

A série escolheu mais uma vez favorecer os personagens que a galera curte: Daenerys, Tyrion e Arya. ou seja, um fan service do caramba. Uma pena mesmo, porque os livros vão muito além disso, todo personagem tem seu momento, e a série só quer saber de dar os holofotes pra esses três. É gritante a diferença do tempo de cena que eles dividem com os outros personagens. Claro que é gente demais nessa brincadeira, mas o tempo é suficiente pra todo mundo ter espaço. Particularmente, achei que personagens como Davos e Stannis foram renegados a acontecimentos supérfluos (empréstimo no Banco de Ferro? Por favor. Já que a passagem de tempo e ordem dos livros não está sendo seguida, não precisava disso) enquanto eles possuem papéis muito mais interessantes nos livros - aqui, cabe até citarmos o quanto Melisandre foi ofuscada. Tudo bem que a quantidade de acontecimentos é muito maior do que a quantidade de episódios, mas acho que falta um pouco de discernimento pra considerar o que realmente é relevante e o que não é. Só a Batalha na Muralha foi um episódio inteiro! 



Pra não dizer que estou apenas criticando, quero elucidar dois pontos admiráveis na temporada: nosso querido príncipe Oberyn e, claro, o Purple Wedding. Acho que todos esperávamos a cena da morte do Joffrey, e, mesmo que ela não tivesse sido tão legal, todo mundo vibraria, hahahaha. Quanto ao Oberyn, foi um dos personagens mais bem interpretados e sólidos que já vi na série. É uma pena que nessa hora os roteiristas não usaram seu poder pra interferir na história e mudar seu final. :(

Enfim,  acredito que acabaram perdendo a oportunidade de fazer o melhor season finale para os leitores pela ausência da Stoneheart, e mais do que isso, deixaram de criar um cliffhanger incrível para a próxima temporada. na minha opinião foi uma escolha muito infeliz em termos de estrutura e arrecadação de público pra série, sem falar, é claro, no desrespeito com a obra original e com a expectativa dos fãs dos livros.

Conheço muita gente que abandonou a série por esses motivos. Pensei em me juntar a eles, mas vou continuar a assistir por dois fatores: o elenco incrível e a vontade de ver como eles vão resolver todas as besteiras que fizeram ao longo do caminho no final. Espero que seja com maestria, pra fazer bonito e eu ficar caladinha. Não sou contra a série, aliás, e acho que ela é maravilhosa visualmente - vale a pena de qualquer maneira. Mas, enquanto isso, jamais me cansarei de dizer: gente, leiam os livros. Vocês não fazem a menor ideia do que perdem se dedicando às migalhas que a série oferece.

E, em todo caso... que venha a quinta temporada!

Colunista Unknown

«
Next
Postagem mais recente
»
Previous
Postagem mais antiga

Nenhum comentário:

Post a Comment


Top