Slider[Style1]

Style2

Style3[OneLeft]

Style3[OneRight]

Style4

Style5

Style6[OneLeft]

Style7[OneRight]




Se existe um fato ao qual todos, ou grande parte concordam, é que música e livros combinam muito bem. Desde muito novo eu sempre imaginava uma trilha sonora quando lia, e isso era algo involuntário. Acredito que vários do meio literário fazem uso dessa técnica, assim como já fiz, e faço até hoje. Sabe aquela música que lembra determinado momento ou personagem? Justamente pensando nisso, através deste quadro, trarei uma nova playlist acerca de diversos livros a cada sete dias. O mais interessante é que além de montá-la, da mesma forma irei comentá-las. Lembrando que vocês podem mandar sugestões de livros por meio da nossa página no Facebook.

Como estréia do quadro, eis que escolhi o primeiro livro da série Os Instrumentos Mortais, intitulado Cidade dos Ossos. Sinceramente é um dos livros do mundo, que mais carrega em si questões tanto históricas, sociais e estéticas, combinadas de uma forma maravilhosa. Vale lembrar que, quando tratamos de livros infanto - Juvenis, essas são questões que não se discute com frequência. Essa playlist, de certa forma, ficou bastante eclética e asseguro algumas boas risadas no decorrer da matéria. Começaremos nossa Playlist por um personagem muito querido por todos os leitores da série criada por Cassandra Clare: Magnus Bane.

Magnus é o considerado o Grande bruxo do Brooklyn, dono de uma personalidade totalmente irreverente e única. Particularmente, eu jamais vi um personagem que possuísse tanta personalidade quanto ele. Ele é um daquele personagens, que embora não sejam protagonistas, você passa a amá-lo até mais que os próprios. Justamente por essa personalidade icônica, não haveria um cantor que se identificasse mais com Magnus, do que a própria Rainha do pop. A canção para a trilha de Magnus é Vogue, um dos maiores hits de Madonna. Música dona de um clipe extremamente refinado e luxuoso, poderíamos facilmente identificar a personalidade de Magnus em algumas passagens do mesmo, senão nele todo.



Clary Fray, a protagonista, passa por um grande processo de mudança no decorrer da trama do primeiro livro. Particularmente, eu a definiria como uma personagem que passa por um conflito, devido ao modo como sua vida muda da água para o vinho. Tendo sido privada de sua verdadeira história, em algumas partes podemos ver em como as relações inter-pessoais de Clary restringiam-se apenas ao amigo Simmon, sua mãe, ou até mesmo aos seus desenhos, sua arte. Falando em mudança, é imprescindível destacar o quanto a personagem sofre algumas mudanças significativas após seu contato com Jace, pelo qual posteriormente desenvolve um romance. A canção de Clary fala sobre estar perdido, de se sentir no escuro muitas vezes, ou simplesmente se sentir estranho em determinado lugar. Entretanto, também nos diz que muitas vezes a presença de um indivíduo, e apenas isso, é suficiente para fazer você se sentir em casa. A canção de Clary é Alien, de Britney Spears.



Jace Wayland, é por sua vez, um personagem ao qual você ou ama ou odeia. Ele é dono de uma personalidade totalmente Ego-Narcisista, e não tem problema algum de demonstrar isso desde os primórdios da trama. Sendo um órfão abrigado e criado pelos Lightwood, Jace fora treinado por seu pai antes que o mesmo "falecesse" assassinado. Possui uma beleza desconcertante, fazendo assim bastante sucesso com as garotas, apesar de ser bem exposto que o mesmo jamais tivera algo sério com alguma. Denomina-se como o melhor Caçador de Sombra de sua idade em muitos pontos da história. Se olharmos bem por um lado, todo este temperamento forte de Jace, acaba por nos levar a ver nisso um fator que o torna cômico. Não há música que defina mais a personalidade autoconfiante de Jace, do que I'm Sexy and I Know It.



Em contraposta ao Jace, temos Simmon Lewis, melhor amigo de Clary há 10 anos e que secretamente nutre uma paixão por ela, a qual não é correspondida da mesma forma. Simmon faz a famosa linha Nerd, que por fim acaba sendo fofo. Assim como Jace, Simmon tem alguns bons momentos cômicos. A canção de Simmon não foi difícil de escolher, até porque ele é dono de uma personalidade tão simples e cativante, tal qual a sua música. A canção de Simmon é Landslide, do Fleetwood Mac. Uma música que trata-se sobre construir uma vida de expectativas a redor de uma pessoa, e que algumas vezes não são correspondidas da mesma forma, como é o caso do mesmo para com sua melhor amiga.



Já que falamos de amor não escondido, nada mais sensato que cita o nosso outro amante desafortunado. Alec Lightwood, por sua vez, é apaixonado por Jace e isso vai ficando cada vez mais claro no decorrer da trama, ainda que, não seja por ele verbalizado de forma explícita. O mesmo trata Clary com hostilidade até praticamente o fina da história, justamente por não aceitar o amor recíproco dela para com seu amado. A canção de Alec já embalou muitas trilhas para aqueles que amam sozinhos, e nada mais justo, do que ele também ter o seu momento ao som de Dancing on My Own.



Chegamos finalmente na personagem que eu amei de cara, e dona de uma personalidade totalmente devastadora. Isabelle Lightwod é daquelas garotas que não aceitam ser definidas por simples conceitos. Bonita e jovem, é sempre perceptível no decorrer da trama, que a garota tem um senso de sinceridade terrível. Isabelle nos passa a imagem de uma garota que por mais forte que aparente, ainda consegue ser uma boa menina(De certa forma). Uma coisa marcante em Isabelle, é que ela está sempre pronta para lutar caso seja necessário, sem esperar que homem algum tome a frente dela. Certamente, Isabelle é a personagem mais bem construída de Cassandra na série para mim. Como trilha de Isabelle, temos uma canção totalmente a cara dela. Para ela ficamos com uma música tão carregada de poder feminino, quanto a própria: Man! I Feel Like A Woman, de Shania Twain.


Bem, por hoje é só. Espero que assim como eu, você também tenham se divertido com esta pequena comparação musical. Lembro novamente, que aceitamos sugestões de livros a serem comentados "musicalmente", é só entrar em contato com a 1001 Spoilers pela página do Facebook. Com despedida, deixo para vocês uma canção a qual atribuí ao romance de Clary e Jace, que passa realmente por algo inesperado e doloroso ao fim do livro, mas que não deixa de ser tocante. Fiquem com Without You, de David Guetta, interpretada por Lea Michele.

Colunista Unknown

«
Next
Postagem mais recente
»
Previous
Postagem mais antiga

2 comentários:

  1. Podia ter sido muito melhor se fosse estruturado como musicas por momentos, não musicas que vamos combinar, não tem lá tanta coisa a ver com o personagem

    ResponderExcluir


Top