Slider[Style1]

Style2

Style3[OneLeft]

Style3[OneRight]

Style4

Style5

Style6[OneLeft]

Style7[OneRight]







Chegamos a nossa última postagem da coluna Seria o filme melhor que o livro? Para conferir a primeira e a segunda acesse 1 e 2



HISTÓRIA SEM FIM



O filme analisada dessa vez será a do diretor alemão Wolfgang Peterson - A História sem Fim - um dos maiores clássicos do gênero fantástico do cinema. O que poucos sabem é que a obra é uma adaptação literária.
Sinopse:

Bastian é um garoto sonhador, que usa a imaginação como refúgio para os fatos que o entristecem, como as provas de Matemática, brigas na escola e, especialmente, a recente perda de sua mãe. Um dia, o garoto a caminho da escola briga com outros colegas, foge, e acaba parando numa livraria, onde toma conhecimento de um livro chamado "A História Sem Fim". A leitura do livro o transporta ao fantástico mundo de "Fantasia", habitado por um caracol de corrida, um morcego planador, umdragão da sorte, elfos, uma Imperatriz Criança, o valente guerreiro Atreyu e uma pedra ambulante chamada Come-Pedra. O jovem começa a visualizar o que lê. A imperatriz que governa "Fantasia" está morrendo e, junto com ela, todo aquele mundo habitado por criaturas maravilhosas. Um jovem guerreiro é a única esperança para encontrar a cura para a doença da imperatriz e impedir que aquele mundo fosse engolido pelo "Nada".
Resumo da versão portuguesa: Um rapaz entra num alfarrabista de onde leva um livro "inseguro". Ele chegou atrasado à escola e refugiou-se no sótão onde começou a ler o livro.
Nesse livro, o reino de Fantásia está a ser destruído pelo "Nada" e a única pessoa que pode salvá-lo é um guerreiro chamado Atreyu. O jovem guerreiro aceita a missão e parte, passando por várias aventuras em que é ajudado por um dragão ditoso e perseguido por um lobo gigante.
Atreyu não consegue cumprir a sua missão e o "Nada" destrói tudo, mas o jovem consegue regressar e a Imperatriz diz-lhe que não falhou.
Atreyu tinha feito com que o rapaz que estava a ler o livro quisesse participar na acção da história, dando um novo nome à Imperatriz. Bastian grita o nome da sua mãe, o reino de Fantásia renasce e os dois mundos misturam-se.

A adaptação de 1984 foi um dos mais premiados da década de 80. Sim, o livro contem três adaptações diferentes (até agora) uma de 84, 90 e 94. Contudo a que marcou foi a primeira:


Apesar de ser uma fantasia destinada especialmente às crianças, os temas abordados passam longe de ser infantis. 

Trailer:




Vamos ao que interessa os filmes são adaptações da obra do alemão Michael Ende, publicada no ano de 1979. Muitos outros livros foram inspirados na história de Ende, como por  exemplo "Coração de Tinta" de Cornelia Funke. 
A maioria das pessoas que já assistiram ou ouviram falar, não tem ideia que o filme é uma adaptação alemã. Talvez essa seja uma das poucas adaptações estrangeiras (fora dos Estados Unidos) que ganhado tanto destaque no mundo.


Desde sempre exite certo rumor de uma nova adaptação, desta fez com efeitos especiais "adequados". Eu espero que isso um dia se concretize.
Enquanto isso não acontece, confira as ilustrações feitas por um artista francês de como os personagens seriam em uma adaptação mais atual. Click aqui

E você? O que acha de um livro ser adaptado mais de uma vez?











Colunista Unknown

«
Next
Postagem mais recente
»
Previous
Postagem mais antiga

Nenhum comentário:

Post a Comment


Top