Slider[Style1]

Style2

Style3[OneLeft]

Style3[OneRight]

Style4

Style5

Style6[OneLeft]

Style7[OneRight]


Não sou nenhuma autoridade suprema em leitura, mas muita gente me pergunta: "como você faz pra ler tanto?" E, de quebra, argumenta: "eu, pelo menos, não tenho tempo pra isso. Você não tem vida social?". Bom, quem me conhece sabe que eu tenho uma vida social e tanto. Ler muito não é sinônimo de ficar trancado dentro de casa e se dedicar somente a isso. Basta ter organização e foco, estabelecer suas próprias metas e cumpri-las direitinho. Há também muitos casos de gente que tem tantos e tantos livros pra ler que não sabe nem por onde começar! E aqueles outros que querem ampliar a quantidade de livros lidos, mas se sentem perdidos pra prosseguir nessa intenção. Por isso, resolvi deixar aqui dez dicas que eu criei pra que eu mesma conseguisse ler tanto (ou mais) quanto sempre quis e espero que possa ajudar muita gente que tenha os mesmos objetivos. Vamos lá? :)

1. Criando o próprio método:
Um perfil no Skoob, um arquivo no Excel, um caderninho de bolso. Essas são as formas mais simples e práticas que conheço pra que você consiga organizar tudo o que quer incluir na sua meta de leitura. Qualquer um deles é ótimo pra documentar título, autor, status de leitura e classificação. Assim você consegue se lembrar de tudo o que leu, qual foi a sua opinião à época e qualquer outro detalhe que considere importante. 

2. Não tenho tempo pra ler:
Mentira. Enquanto você espera o novo episódio do seu seriado favorito baixar ou enquanto espera a carona pra balada. No ônibus a caminho da escola ou do trabalho, na sala de espera de uma consulta médica ou no salão de beleza quando for fazer as unhas dos pés. Faça dessas pequenas oportunidades uma chance de colocar em dia algumas páginas. Tenha o livro sempre consigo, porque pode ter certeza - se você esquecê-lo em casa, uma hora de espera sem nada pra fazer vai brotar bem na sua frente e você não vai poder fazer nada além de lamentar que poderia estar lendo um pouquinho a mais.

3. Persista, não desista:
Sempre tem aquele livro que quer ou precisa ler, mas que, quando começa, vem junto o desânimo. Às vezes as primeiras páginas não correspondem ao que você esperava, ou não se encaixam naquele momento da sua vida. Isso já é suficiente pra você ficar adiando a leitura e arrumando desculpas. Abandone-o momentaneamente. Postergar, na leitura, nunca é pecado. Vai chegar a hora certa em que esse determinado livro vai ser tudo o que você precisava na vida. 

4. Respeite seu estado de espírito:
Antigamente, eu seguia uma ordem de leitura que praticamente beirava um TOC. Eu precisava ler exatamente em uma ordem que, sabe-se lá quando e porque, eu havia pré-determinado na minha cabeça. Isso me prejudicava muito, porque eu acabava lendo livros sem atenção por já estar de olho no próximo, ou não aproveitava todo o conteúdo por não sentir que ele estava de acordo com o jeito que eu estava me sentindo no momento. Não se sinta culpado ao passar um livro na frente do outro, escolha de acordo com a sua intuição. Pode ter certeza, eles entendem.

5. Quantidade quer dizer NADA:
Sempre fui uma leitora compulsiva e gostei (gosto, haha) de me gabar da quantidade de livros que costumo ler. Sei que meu ritmo é maior do que quase todas as pessoas com  quem convivo diariamente e é por isso que me assustei quando percebi que no ano passado não li nem a metade do que havia lido no ano retrasado. Acontece, então não fique preocupado em bater suas próprias metas. O importante mesmo é que você se envolva com o que lê. Amar um livro verdadeiramente vale mais do que simplesmente ler quarenta. 

6. Fiquei um dia (ou mais) sem ler. E agora?


Keep calm! É o curso natural da vida, baby. Todo mundo tem dias bons e dias ruins pra tudo e qualquer coisa. Vai chegar um momento em que não vai dar pra você se sentar no ônibus e ler durante seu percurso; vai chegar um momento em que você simplesmente vai estar cansado demais até pra pensar. Você não tem obrigação nenhuma de se sentir na vibe literária a sua vida inteira. Mas, quando você estiver nela, aproveite e compense os momentos em que ela te abandonou. Já li livros em um dia e livros em meses e todos foram concluídos com o mesmo amor e sucesso.

7. Intercale estilos literários:
Leia uma biografia, depois um romance, depois poesia. Se você conseguir ler mais de um livro ao mesmo tempo, melhor ainda: escolha gêneros diferentes pra eles. Assim, você não se cansa, não mistura as histórias, aumenta seu conhecimento em estilos literários, descobre o que prefere e, claro, lê ainda mais. 

8. Não compre mais livros do que consegue ler:
É isso mesmo. Difícil, né? Mas pense só: quanto mais aquisições, mais desespero. Quanto mais desespero, mais pressa pra ler. Quanto mais pressa pra ler, menos você vai aproveitar a leitura e se divertir. E esse não é o propósito das coisas, certo? Porém, pra um leitor compulsivo sei que essa dica é a mais complicada. Portanto, olha só como dá pra amenizar... um livro finalizado quer dizer que um novo pode ser adquirido. Assim, você não vai acumular nada e vai ter um ritmo bem linear de leitura.

9. Quando um livro novo aparece  de repente no seu caminho:
Isso é mais frequente do que a gente pensa. Estamos lá, de boa na lagoa, felizes com a meta de leitura estabelecida, e, de repente, a data de lançamento de um livro que você tanto queria é anunciada. Ou, em um passeio despretensioso pela livraria ou pelo sebo, batemos o olho naquela capa incrível e decidimos por bem levá-la pra casa (porque, vide dica número 8, você acabou ou está quase acabando um livro!). Ou, ainda, quando você recebe uma indicação deliciosa de um amigo (aqui no site também tem dicas assim, viu? haha). Gente, meta de leitura é igual coração de mãe. Sempre cabe mais um. Organize-se e vai na fé!

10. Não leve a meta tão a sério:


Ler não é obrigação. É um hobby, uma paixão, algo pra te fazer bem. Se você começar a ficar obcecado em seguir a sua meta de leitura minuciosamente, pede pra produção ver isso aí, porque tá errado. Esse processo deve ser prazeroso e acontecer tão naturalmente que você nem vai perceber! Já diria Alvo Dumbledore: "Não vale a pena ficar sonhando e se esquecer de viver". Então, não se perca nos livros - eles são um ótimo refúgio da realidade, mas o mundo sempre vai continuar lá fora te esperando. Equilíbrio é tudo! As dicas dadas aqui são pra você SE ORGANIZAR, pra você conciliar tudo numa boa e não pra viver em função. 

Dica bônus e essencial:
Divirta-se. ;)

Colunista Unknown

«
Next
Postagem mais recente
»
Previous
Postagem mais antiga

Nenhum comentário:

Post a Comment


Top