
O livro começa com:
LISTA DE PERSONAGENS
20 personagens em uma só página, tudo bem, né?! 126 personagens nessa lista, divididos em família, personagens históricos, mineradores, empregados e outros. Foi um susto!
Nunca parei pra contar quantos personagens existiam em um livro que eu estivesse lendo. Não acho que seja algo comum, porém, acreditei de imediato que esta lista seria usada, e foi. Então nada mais justo do que começar essa resenha falando sobre essa particularidade detalhista que o Ken Follet demonstra ter em diversos títulos de sua autoria.
Infelizmente eu demorei finalizar essa leitura, são 910 páginas realmente muito descritivas mas que não nos leva ao cansaço da leitura, somente ao cansaço do desenvolver da leitura em si. Quero dizer, você lê bastante mas ainda se sente meio parado, provavelmente devido a seu tamanho sendo que, provavelmente também, este venha a ser um problema particular! O livro somente pela capa já consegue nos levar ao óbvio de que é um romance histórico, envolvendo guerra e diversos pontos de vista envolvendo a Primeira Guerra Mundial, antes, no decorrer e no pós-guerra!
Precisei de suporte para desenvolver essa resenha, é bem complexo falar do livro com cumplicidade quando o próprio livro requer atenção redobrada tanto pela estória, quanto pela genialidade do autor em descrever tais pontos de vista de famílias com nacionalidades diferentes, características diferentes, olhares políticos diferentes e uma imensidão de singularidades.
A estória começa na Inglaterra com a família WIllians onde encontramos um pai sindicalista, um filho minerador que se transforma em soldado e uma filha inteligente que consegue se sobressair na casa de um Lorde, rico aristocrata casado com uma princesa russa, irmão de um aristocrata feminista, que se apaixona por um alemão aristocrata que está envolvido em questões ligadas ao poder, uma vez que seu pai é um dos homens de confiança do Kaiser (Imperador) Alemão.
Haja fôlego. E tem mais. Ken Follet ainda nos mostra o ponto de vista partindo da Russia e o ponto de vista Americano. Tudo isso envolvendo características históricas fundamentadas no que realmente aconteceu! Um completo livro de "História", envolvendo um romance muito inteligente que cresce e decresce dependendo da situação política existente no todo.
Sim, é complexo, mas vale cada página lida e acrescenta MUITO conhecimento histórico ao que nós já sabemos, envolvendo além da Primeira Guerra Mundial, também a Revolução Russa, a criação do Comunismo, o crescimento dos EUA como uma potência, ascensão e queda da Alemanha, o surgimento da idéia da ONU, diferença social da época e muito, muito mais!
Ah, as tramas! ♥ Sinto muito em colocar meu emocional aqui dessa forma tão explicita e pouco imparcial, mas, as tramas que Ken Follet desenvolveu para o livro caminhar em contra-partida à política, me deixou maravilhado! É difícil explicar, tanto que, como eu disse, precisei de apoio pra resenhar esse título, assim como precisarei de ajuda para a resenha dos próximos títulos da trilogia!
Não deixe de comentar o que achou da resenha e caso já tenha lido o título, nos conte o que achou e complemente nosso trabalho!
Não deixe de comentar o que achou da resenha e caso já tenha lido o título, nos conte o que achou e complemente nosso trabalho!