Sinopse: Elise Dembowski nunca foi popular na escola. Ninguém conversava com ela na hora do intervalo nem a convidava para sair no fim de semana. Pior. Ninguém jamais se interessou em saber o que tanto a ela escutava em seu iPod: playlists com o melhor da música pop, único território em que Elise se sente confortável e confiante. Diante de seu desajuste em relação à maioria, a adolescente tenta de tudo – inclusive a mais radical das saídas, felizmente sem sucesso. No auge de seu solitário desespero, o acaso a leva até a porta de uma balada noturna, via de acesso para um mundo completamente novo, cheio de som e diversão, no qual sua veneração por música funciona como senha para inclusão em um inédito círculo de amizades. As festas noturnas do Start – o melhor clube underground do mundo – tornam-se o lugar onde a felicidade, a aceitação social e até o amor são possíveis para Elise. Não demora muito para que um misterioso bullying eletrônico e a habilidade da garota como DJ coloquem em confronto este universo com a dura realidade cotidiana. A playlist da minha vida é uma vibrante fábula pop que lida com temas recorrentes nas obras contemporâneas para jovens: exclusão, invasão de privacidade, resgate de autoestima e muita trilha sonora. Escrito pela americana Leila Sales, o livro se ambienta em dois cenários: o escolar, com sua dinâmica de poder juvenil baseada em “popularidade”, e o da cena noturna, em que adolescentes ensaiam seus primeiros voos para uma existência adulta.
Eis mais um livro da Globo Livros e mais um livro infanto juvenil, que é o ponto forte da editora por agora! Elise é a nossa personagem principal, uma típica garota americana, cheia de situações daquelas garotas que não são populares. Fã de Rock, já dá pra imaginar pra onde o desenvolvimento da história já, né?!
Sabe quando o ano começa e você planeja mil metas de vida pra que tudo melhore ao seu redor? Pois então, é isso que eu faço todo ano e é isso que Elise resolveu fazer, aquele ano, pra ela, seria diferente, é sua meta de vida. Ela quer mudar tudo mas, como com a gente, nem sempre funciona. E com tamanha rejeição, nossa personagem se desespera e acaba tentando fazer o pior com a sua vida. O suicida se torna um ponto forte do livro, porém, de uma forma tranquila e bem leve.
É claro que todos nós nos encaixamos cedo ou tarde, envolvendo assuntos comuns de uma pré-adolescente, Elise finalmente acaba encontrando uma turma na qual se encaixa, bem no meio rocker que ela tem, faz amizade e começa a se interessar pelo DJ de uma boate que levou nossa personagem a encontrar seu lugar no mundo.
O infanto-juvenil é um pacote completo para o público infanto-juvenil que gosta de ler e de se identificar com todas as questões que a autora sutilmente insere na trama. Além disso, o fato de envolver música em todos os capítulos, nos deixa curiosos para conhecer o que não ouvimos ou mesmo ouvir novamente aquela faixa, para nos conectarmos mais ainda com o título!
O título original do livro é "That song saved my life", tradução literal para "Aquela música salvou minha vida". O título adaptado pela editora é ótimo, mas o título original é mais ou menos a descrição perfeita pra o que acontece com Elise!
(A classificação deste livro é correspondente para pré-adolescentes - 13 até 17 anos)