(Cenas da minissérie exibida em 2008 pela Rede Globo - Capitu – A vida é uma ópera)
ISBN: 9788581860343
EDITORA: Lafonte
ANO DE LANÇAMENTO: 2012
PÁGINAS: 224
EDITORA: Lafonte
ANO DE LANÇAMENTO: 2012
PÁGINAS: 224
Da escola literária do realismo, na segunda metade do século XIX, sendo o primeiro movimento literário contraditório ao romantismo, Dom Casmurro do incomparável Machado de Assis trás consigo o maior enigma da literatura brasileira. Houve ou não a traição de Capitu com Escobar, como afirma Bentinho?
Como uma das características do gênio citado, o livro em questão contém curtos capítulos, narrado em primeira pessoa (está ultima que não predomina em todos os livros). Desta forma, o narrador Bento Santiago é quem nos faz mergulhar na estória. Com isto apenas é relatado os fatos aos olhos dele.
Apesar do mistério da traição, acredito que o enredo do livro é o ciumes, esse que é a característica mais evidente do advogado. Sendo assim o autor coloca em fator o exagero, o ciúmes de forma exagerada.
Além disso, algo que é bem lembrado da obra são olhos e o olhar de Capitu, este que é denominado de cigana oblíqua e dissimulada, que retrata o mistério e fascínio daqueles olhos de ressaca.
Com os argumentos acima, da narrativa e do sentimento em foco, creio que não houve a traição, apesar de Bentinho as vezes te fazer acreditar que sua mulher se encontra as escondidas com seu amigo Escobar, penso que é apenas coisa da sua mente obcecada.
Sendo alvo de debates e de teses nas faculdades de todo o Brasil, esse enigma jamais será revelado, e sim causará mais discussões, sobre a inocência de Capitu versus a alegação de Bentinho.
(Trilha sonora da minissérie, uma otima e bela cançaõ de Beirut