Slider[Style1]

Style2

Style3[OneLeft]

Style3[OneRight]

Style4

Style5

Style6[OneLeft]

Style7[OneRight]


   Quando eu fiquei sabendo que o último título de Jogos Vorazes - minha série favorita da atualidade - seria adaptado em dois filmes, logo torci o nariz. "A Esperança" (Como é chamado no Brasil, não me perguntem porquê) nunca foi meu livro favorito e, particularmente, não conseguia ver nele conteúdo para dois filmes equilibrados. Logo de prontidão, ergui a bandeira de que a divisão estava sendo feita apenas para não deixar cair a bola de outras afins - Vide Harry Potter e Crepúsculo.
    Mas, como todo bom fã, aguardei ansioso. Mesmo sem grande expectativas para o filme, roí as unhas à cada pôster e cada teaser, e logo que os ingressos para a pré estréia chegaram no cinema, corri para comprar o meu. Ontem, então, com um frio na barriga e um broche de tordo no peito, peguei uma fila quilométrica (Exagero)  de tributos ansiosos e finalmente pude ver "A Esperança - Parte 01". O que eu achei? Como eu saí do cinema? Eu falo no final, agora quero enumerar o que vocês vão e o que não vão encontrar no filme.

SPOILERS ALERT




O Distrito 13


Ver o Distrito 13 ganhar vida em tela foi excitante. Não estava em nada (N-A-D-A) parecido com o que eu imaginei, mas estava muito melhor! Pense em andares e mais andares de concreto e alojamentos abaixo do chão, ocultos do mundo exterior por uma densa floresta. Pensou? Está aí o Distrito 13.





Alma Coin

Julianne Morre é a Presidenta Alma Coin, líder do Distrito 13 e da revolução. Escolher um nome tão renomado quanto Morre para o papel foi, sem dúvida, um dos maiores acertos do filme. Ela rouba a cena! Tem garra, força, cara de quem já sofreu demais nessa vidinha, e um lindo cabelo platinado que ela merece muitas palmas por conseguir mantê-lo em uma cidadela no subsolo. Senhoras e senhores, esta é Alma Coin: O maior presente que A Esperança trouxe para os seus fãs.

Sim, nós temos perucas. Perucas pra dar e vender (♬♪)

É claro que eu sei que a pobre Jeniffer Lopez Anniston  Lawrence não merece ficar com os cabelos longos e pretos só por causa de sua atuação como Katniss Everdeen - Claro, seria injustiça pedir isso a ela! Dizem que ela nem ganha tão bem assim! - mas amiga, com essa peruca não dá pra te defender não heim. Tá feio o negócio. Tá escroto. Podia ter tirado um pouquinho de verba dos efeitos especiais ou demitido uns dez figurantes pra poder comprar uma peruca melhor e não ficar com essa cara de manequim de loja de departamento.


Finnick Odair? Tá em falta.

Sam Claflin está lá. Finnick Odair está lá. Mas é apenas uma figuração de luxo. O personagem não tem nenhum destaque e provavelmente todas as suas falas se resumem á meia folha A4 impressa em Arial 12. Nada daquela amizade entre Finnick e Katniss que nos fazem até - talvez, quem sabe - shippar o casal. E isso, em um filme como A Esperança, é perigoso! Muito! Pois não gerará tamanha empatia do público com o personagem e pode ser que não tenhamos a reação esperada quando ele... Bem... her... Perder a cabeça. Sempre que aparecer uma cena de multidão e do povo do Distrito 13 procure bem,  Finnick estará lá! Em um canto, camuflado e - o pior - de camisa.

Johanna Mason, por favor comparecer à portaria. Johanna Mason, por favor...

Johanna quem? Quem é essa? Aaaaah, aquela moça que fica peleca no elevador? Ela tá nesse filme? Não creio :O
Realmente, ela não está. Johanna, a diva que abalou Em Chamas e incluiu um bom humor no filme, está desaparecida de A Esperança. Lembra aquele teaser e aquele pôster onde ela tá do lado do Presidente Snow com cara de diva? Então, acho que é de outro filme, porque nesse ela só aparece por 3 segundos, com apenas uma fala, e fazendo cosplay de Professor X.

Buttercup

Sim, essa peste está lá. Não sei quem eu odeio mais, se é ele ou a dona.

Effie Trinket, está?

É, a Effie está lá. Com cara de quem teve uma ótima noitada e tá numa ressaca danada, mas está. Aliás, fica quase por conta dela o -pouco- alívio cômico do filme. Effie é linda e poderosa, com ou sem maquiagem de travesti, e sempre dá um jeito de mostrar seu estilo. Já Otavia e seu outro ajudante que eu nunca lembro o nome, não estão. Não aparecem. Nunca existiram. Desapeguem.



Mamis Everdeen

Who?

Considerações Finais

   Tá bom, vou falar logo para os tributos poderem me odiar: O filme é um porre. Não que seja longo, mas é chato e temos praticamente apenas Katniss Everdeen em cena. Todos os demais personagens parecem apenas figuração, sem destaque nenhum, e isso é frustrante. Obviamente, foi um filme feito para ser apenas um prelúdio para o desfecho da trilogia, então o que eu critico aqui é basicamente a divisão que foi feita! É um filme extremamente fiel ao livro e emocionante para quem acompanha a série, mas eu preferiria muito mais ter esperado mais um ano e ter assistido à um filme de quatro horas do que sair do cinema com a sensação de que só vi metade da história. Para "A Esperança - Parte 02", fica a certeza de que fará este valer a pena e a esperança (?) de que nossos queridos personagens de Panem voltem a ter destaque.





Colunista JJ

«
Next
Postagem mais recente
»
Previous
Postagem mais antiga

Nenhum comentário:

Post a Comment


Top